quinta-feira, 18 de março de 2010

Sessão Solene inicia a 8°Semana Metropolitana da Água na Baixada Santista

Representantes da sociedade civil e autoridades marcam presença na Câmara Municipal de Peruíbe

Por Comunicação Ecosurfi

A Sessão Solene que deu início as atividades da 8° Semana Metropolitana da Água na Baixada Santista promoveu o encontro de autoridades do poder público, membros de organizações da sociedade civil da região e da população da cidade de Peruíbe/SP.

Mesa composta pelas autoridades
Cerca de 150 pessoas foram recebidas pelo Coral dos Funcionários Públicos de Peruíbe que alegrou a noite nas dependências da Câmara Municipal da cidade.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, o engenheiro José Luiz Gava, o Coordenador da Comissão Especial de Educação Ambiental e Divulgação do CBH/BS, Francisco Gomes Costa Neto, o comandante e Sub-tenente do Exército Brasileiro Oliveira, representando a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ana Luiza Serra e a Prefeita Municipal de Peruíbe, Milena Bargieri.

Público participante
Também estavam presentes secretários municipais das cidades da região, vereadores e educadores e educadoras das escolas que participarão do projeto Rio do Nosso Bairro.

O cerimonial de abertura foi conduzido e preparado por dois jovens de 15 anos que fazem parte do projeto Ecogalera da Ecosurfi, que desenvolve atividades voltadas para o protagonismo juvenil frente ao desafio da sustentabilidade planetária.

Educação na gestão dos Recursos Hídricos

A programação também permitiu a realização da palestra sobre Educação Ambiental na gestão das águas. A explanação sobre o tema foi proferida pela Educadora Socioambiental da ONG 5 Elementos Camila Mello, que falou com muita propriedade sobre projetos políticos pedagógicos em educação para água, citando exemplos bem sucedidos no interior do estado, em outras Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRH).

Educadora Camila Mello
Em seguida foi apresentado por Bruno Pinheiro, o projeto Rio do Nosso Bairro da Ecosurfi, que nesse ano incorporou a 8° Semana Metropolitana da Água e a 5° Caminhada da Água.


As ações do projeto Rio do Nosso Bairro vão integrar as 09 cidades da Região da Metropolitana da Baixada Santista (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga) por meio da produção de Mapas Verdes que diagnosticará a realidade socioambiental das comunidades que as escolas estão inseridas.

Bruno Pinheiro explanando sobro projeto Rio do Nosso Bairro
No total participarão quatro escolas por município, totalizando 36 estabelecimentos de ensino, que ao longo de 2010 que trabalharão durante 08 oficinas com temas como: Educação Ambiental, Saneamento Básico, Educomunicação e Redes.

São as escolas:

Peruibe
EM José Roberto Preto
EM José Veneza Monteiro
EE Padre Vitalino Bernini
EE Maya Alice Ekman

Itanhaém
EM Dalva Dati Ruivo
EM José Teixeira Rosas
EM Mª Aparecida Amêndola Soares
EE Mª da Conceição Luz

Mongaguá
EMEF Vera Cruz
EMEF José Cesário Pereira Filho
EMEF Balneário Regina Maria
EMEF Vereador José Carlos de Freitas

Praia Grande (Aguardando informações)

São Vicente
EM José Meirelles
EM Matteo Bei
EM Mário Covas
EM Pastor Joaquim Rodrigues da Silva

Santos
UME Ayrton Senna da Silva
UME Oswaldo Justo
UME Lourdes Ortiz
UME dos Andradas

Guarujá
EM 1º de Maio
EM Profª Dirce Valério Gracia
EE Francisco Figueiredo
EE Lucimar de Jesus Vicente

Bertioga
EMEF Dino Bueno
EMEF Jardim Vista Linda
EMEIF Del Phino
EMEIF Guaratuba

Cubatão
UME Padre José de Anchieta
UME Dr. Ulysses Silveira Guimarães
UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto
UME Bernardo José Maria de Lorena

A Semana da Água é tradicionalmente realizada pela Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CE-ED/CBH-BS). Este ano ela integra o projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água, realizado pela ONG Ecosurfi – Entidade Ecológica dos Surfistas em parceria com a CE-ED/CBH-BS, Prefeitura Municipal de Peruíbe e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Ecobservatório by João Malavolta is licensed under a Creative Commons.