terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Perigo no mar

Por: Verônica Falcão

Poluição e redução da fauna estimulam ataques de tubarões a banhistas

Pesquisa FAPESP - Cabeça-chata: associado à maior parte dos acidentes na costa brasileira
Ao contrário do que se viu em Tubarão (Jaws), filme de 1975 do cineasta norte-americano Steven Spielberg, o temível peixe de dentes afiados não costuma expor a barbatana fora d’água para anunciar o ataque. Ele chega totalmente submerso, sem se fazer notar.

Foi assim, sorrateiro, que numa tarde chuvosa de maio de 1999 um tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas) abocanhou a perna do surfista pernambucano Charles Barbosa Pires e o puxou para o fundo, sacudindo seu corpo embaixo d’água. Charles tentava se defender dando socos no bicho quando seus amigos, que haviam saído do mar e chamado os bombeiros, começaram a gritar para que nadasse. “Ouvi aquilo e fui em frente. Nadei até não aguentar mais e desmaiei”, conta.

Quando acordou no hospital estava com os dois braços enfaixados e não tinha mais as mãos. Hoje com 31 anos, Charles voltou a surfar depois de superar o medo de outro ataque e luta contra as sequelas físicas e psicológicas das mordidas – atualmente busca ajuda para conseguir duas próteses de mão, que custam cerca de R$ 100 mil. Ele é um dos 32 sobreviventes dos 51 acidentes com tubarões registrados entre 1992 e 2006 – houve 19 mortes – na costa da capital de Pernambuco, o estado brasileiro que soma o maior número de casos do tipo.
Em nível mundial, o Brasil é o sétimo colocado em ataques – em primeiro estão os Estados Unidos onde se registraram 836 acidentes em 330 anos, seguidos da Austrália com 329 ataques em 300 anos, segundo a lista do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão (Isaf), do Museu de História Natural da Flórida. Apesar de haver menos acidentes por aqui, proporcionalmente mais pessoas morrem em decorrência da gravidade dos ferimentos.

“No Brasil são os tubarões cabeça-chata adultos, capazes de causar lesões maiores e mais profundas, que em geral atacam”, explica o engenheiro de pesca Fábio Hazin, pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nos últimos anos Hazin e pesquisadores dos Estados Unidos vêm analisando os ataques de tubarão na costa pernambucana em busca de explicações para esses acidentes. E agora chegaram a algumas conclusões.
Ao menos no litoral de Pernambuco os ataques dos tubarões a quem se aventura a pegar uma onda ou a se refrescar no mar estão associados a dois fatores: as alterações no ambiente provocadas pelos seres humanos e a certo abuso das pessoas que insistem em nadar próximo às áreas frequentadas por esses peixes. Entre o final da década de 1970 e o início da de 1980, a construção do Porto de Suape cerca de 40 quilômetros ao sul de Recife exigiu o desmatamento de uma vasta área de manguezal.
A substituição da vegetação de mangue pelo concreto parece ter afetado as populações de peixes e crustáceos que ali se reproduzem, interferindo na cadeia alimentar marinha.

Saiba mais: Perigo no mar

3 comentários:

Creio que seja
Perigo PARA o mar, e não AO mar.
E esse "PERIGO" tem nome e identidade...HOMEM!

Os pernambucanos só estão pagando pela destruição que causaram, e SIM, digo TODOS..porque a construção do porto de suape foi homologada e aplaudida pela maioria da população que viu naquilo um futuro próspero que só chegou para uns poucos endinheirados...e MAIS, todos foram avisados pelos orgãos competentes e por mobilização de grupos ambientalistas que ali era muito mais do que um mangue, era uma fonte alimentar rica e principalmente, era o berçario milenar dos cabeças chatas, gerações após gerações foram geradas ali...e de repente o homem vem e acaba com tudo...O Sr. Charles perdeu as mãos??..pois então deveria agradecer, porque enquanto ele não tem as mãos, mamães tubarões perderam seus filhotes por falta de alimento, milhares de outros espécies adultos morreram DE FOME...ou seja, o tubarão, ser animal mais evoluido da nossa cadeia, que segundo estudos determina e aguça a evolução dos outros animais(inclusive o homem)vem sendo varrido pela ganância e prepotência do homem...afinal de contas, quando falamos de pernambuco...ainda por cima, o homem, não satisfeito, foi lá e construiu um curtume na beira do mangue..sim um CUTURME que faz além de outras coisas, sangria de animais..e adivinha só onde o sangue era despejado??...Isso mesmooo no Mangue....e tubarões são atraídos por sangue....resultados, tubarões e mais tubarões atraidos até lá para chegar e nÃo encontrar NADA...nada mesmooo toda a sua casa, seu lugar de nascimento e reprodução foram destruidos..

É o Charles e cia limitada ainda reclamam??...o que será q ele faria se destruissem a sua casa, matassem seus irmãos, seus pais, sua familia??..secassem sua água e aind apor cima colocassem um "banquete" para atrai-lo para perto e dizer, jogar na cara..."VC NÃO TEM MAIS NADA!!!..

...é me parece que Sr.Charles e outros sairam ganhando, não é mesmo??

Quem me dera ser um cabeça chata por um dia....para poder aumentar ainda mais esse índice e esfregar cada vez mais a VERGONHA das atitudes de um povo, de uma raça, de uma nação displicente e covarde!

看房子,買房子,建商自售,自售,台北新成屋,台北豪宅,新成屋,豪宅,美髮儀器,美髮,儀器,髮型,EMBA,MBA,學位,EMBA,專業認證,認證課程,博士學位,DBA,PHD,在職進修,碩士學位,推廣教育,DBA,進修課程,碩士學位,網路廣告,關鍵字廣告,關鍵字,廣告,課程介紹,學分班,文憑,牛樟芝,段木,牛樟菇,日式料理, 台北居酒屋,燒肉,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,住宿,訂房,HOTEL,飯店,造型系列,學位,牛樟芝,腦磷脂,磷脂絲胺酸,SEO,婚宴,捷運,學區,美髮,儀器,髮型,牛樟芝,腦磷脂,磷脂絲胺酸,看房子,買房子,建商自售,自售,房子,捷運,學區,台北新成屋,台北豪宅,新成屋,豪宅,學位,碩士學位,進修,在職進修, 課程,教育,學位,證照,mba,文憑,學分班,網路廣告,關鍵字廣告,關鍵字,SEO,关键词,网络广告,关键词广告,SEO,关键词,网络广告,关键词广告,SEO,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,居酒屋,燒烤,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,小套房,小套房,進修,在職進修,留學,證照,MBA,EMBA,留學,MBA,EMBA,留學,進修,在職進修,牛樟芝,段木,牛樟菇,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,住宿,民宿,飯店,旅遊,美容,美髮,整形,造型,設計,室內設計,裝潢,房地產,進修,在職進修,MBA,EMBA,關鍵字排名,網路行銷,关键词排名,网络营销,網路行銷,關鍵字排名,关键词排名,网络营销,羅志祥,周杰倫,五月天,蔡依林,林志玲,羅志祥,周杰倫,五月天,蔡依林,林志玲

VITÓRIA POPULAR!!!
A PRESSÃO POPULAR E A FORÇA DA INTERNET CONSEGUIU MAIS UMA VITÓRIA!

O projeto de lei de autoria do Dep. Marcio França(PSB) que beneficiava empreiteiros e colocava em risco os costões e o que resta da Mata Atlântica por todo o litoral brasileiro,FOI ARQUIVADO;

O projeto propunha a extinção da necessidade dos relatórios de impacto ambiental hoje necessários por lei para que se construa nas encostas do litoral e margens de rios e lagos!

PARABÉNS A TODOS QUE SE MOBILIZARAM E ENVIARAM E-MAILs DE PROTESTO À CÂMARA FEDERAL! Isso prova, a exemplo da ficha limpa que o povo pode, pois somos a maioria!

PL-00721/2007 - Altera a Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e dá outras providências.
- 31/01/2011 Arquivado nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

A CONTINETAL-CAC AGRADECE O APOIO DOS MILHARES DE INTERNAUTAS POR ESTA VITÓRIA!

Continental-CAC
Social, Cultural e Artística
São Vicente-SP
João Gabriel - Presidente (13) 9775 9472

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Ecobservatório by João Malavolta is licensed under a Creative Commons.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More