quarta-feira, 12 de novembro de 2008

RMA e Ministério do Meio Ambiente promovem semana dedicada a Mata Atlântica

Por: Fabrício Ângelo / Midia e Meio Ambiente

Nos 17 e 18 de novembro, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), juntamente com o Ministério de Meio Ambiente, realizam no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a Semana Nacional da Mata Atlântica.

Serão dois dias de debates sobre políticas públicas para a conservação e preservação do bioma. As mudanças climáticas são o tema principal do encontro, com destaque às ações prioritárias que devem ser colocadas em prática para a amenização dos efeitos do aquecimento global em curso.
Estarão presentes o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco e a coordenadora geral da RMA, Elizete Siqueira, além de autoridades estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Segundo a ex-coordenadora geral da RMA e membro da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi) de Santa Catarina, Miriam Prochnow, a semana da Mata Atlântica tem sido um evento muito importante nos últimos anos. Em cada edição são colocados na pauta os assuntos mais atuais e que tem implicação direta com a conservação dos seus remanescentes. “A semana também sido uma oportunidade de intercâmbio entre os mais variados setores que atuam no Bioma”.

Além deste intercâmbio o evento também tem sido uma oportunidade para o anúncio de medidas governamentais importantes. “Para esta edição a esperança é que se anuncie a publicação do decreto de regulamentação da Lei da Mata Atlântica e também algumas Unidades de Conservação que se encontram na Casa Civil já há algum tempo”, disse Miriam.

Serão mais de 70 ONGs representando os 17 estados brasileiros inseridos no Bioma da Mata Atlântica. Para Tiago Sartori, diretor executivo da Associação Ambientalista Copaíba, de São Paulo, a Semana da Mata Atlântica tem grande importância como instrumento para fortalecer o movimento ambientalista em prol do bioma. “Nesses dias, a troca de experiências e conhecimentos é constante entre os representantes das ONGs de todo o país, tanto nos diálogos e reuniões oficiais quanto nos momentos informais.”

Para ele, participante pelo quarto ano consecutivo, a Semana da Mata Atlântica representou o fortalecimento da organização, “além de ser essencial para a formação de uma rede de contatos da ONG e o estabelecimento de apoio com diversas outras organizações do país”, afirmou.
Durante o lançamento do livro vermelho da fauna ameaçada, o ministro Carlos Minc ressaltou a preocupação com o bioma, alvo de grande pressão antropogênica, “ estaremos lançando diversos programas de proteção a Mata Atlântica durante estes dias, pois sem dúvida é o bioma mais ameaçado”, finalizou.

Mais informações :
Instituto Terra
(24) 2484-0505 / 2484- 0453
Núcleo Mata Atlântica e Pampa NAPMA/SBF/MMA SEPN 505 - Bloco B Ed. Marie Prendi Cruz- Sala 401 Brasília - DF (61) 3105-2072 elainebastos@mma.gov.br / dilmamenezes@mma.gov.br
Ascom RMA

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MATA ATLÂNTICA

17/11 - Encontro Nacional da Mata Atlântica

09h00 - Abertura do Encontro Nacional da Mata Atlântica - Ministro Carlos Minc, com presença de autoridades do governo federal, estadual e representantes da sociedade civil.

10h00 - Mesa 1: Conjuntura atual e ações para a Mata Atlântica - Lei da Mata Atlântica e ações do governo federal para a Mata Atlântica Com Maria Cecília Wey de Brito, secretária SBF/MMA e Elizete Sherring Siqueira, Rede de Ongs da Mata Atlântica - Políticas e ações do estado do Rio de Janeiro para a Mata Atlântica Com André Ilha, presidente IEF/RJ - Políticas e ações do ICMBio para a Mata Atlântica Com Rômulo Mello, presidente

12h30 - Intervalo para almoço

14h00 - Mesa 2 - Gestão territorial de áreas protegidas - Unidades de conservação , corredores e mosaicos na Mata Atlântica, Reservas da Biosfera Com João de Deus Medeiros, Diretor DAP/SBF , Luis Paulo Pinto, Diretor PMA/CI e Clayton Ferreira Lino, RBMA.

15h30 - Intervalo

16h00 - Mesa 3 - Projetos Demonstrativos da Sociedade Civil - PDA - Resultados e lições Com o Coordenador do PDA/PPG7/MMA

18/11 - Seminário sobre o Programa Mata Atlântica

09h00 - Apresentação da programação do dia

09h15 - Abertura oficial do seminário Com Maria Cecília Wey de Brito, secretária SBF/MMA

09h30 - Apresentação da proposta "Programa Mata Atlântica" Com Bráulio Dias, DCBIOS/SBF/MMA e João de Deus Medeiros, DAP/SBF/MMA

10h30 - Intervalo

10h45 - Apresentações das ações de parceria no Programa Mata Atlântica

13h00 - Intervalo para almoço

14h30 - Trabalho em grupos regionais

16h00 - Intervalo

16h30 - Apresentação dos trabalhos dos grupos

17h00 - Próximos passos

17h30 - Encerramento do seminário

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Ecobservatório by João Malavolta is licensed under a Creative Commons.