sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Encontro CJ´s de São Paulo - Vila de Paranapiacaba

Por: Allan de Jesus Teixeira / Flecha de Luz

O Encontro dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, acontecerá nos dias 10,11 e 12 de outubro de 2008 na Vila de Paranapiacaba – Santo André – SP. Reunirá 50 jovens no Centro de Estudos e Formação Socioambiental – Fundação Santo André (Casa Amarela – Paranapiacaba), para o fortalecimento de sua atuação no Estado de São Paulo, despertando um caminho de diálogos, troca de experiências, definindo planos de atuação.

Desde 2003, o movimento ambientalista no Brasil ganha nova força com o processo das conferências de Meio Ambiente, espaços de participação e deliberação acerca das políticas públicas de meio ambiente.

No mesmo período, durante a Década da Juventude difundida pela ONU, o Instituto Cidadania lança a primeira pesquisa de maior profundidade sobre a juventude brasileira, revelando dados alarmantes de exclusão social e a falta de perspectiva juvenil.

A emergência das questões de juventude associadas às questões socioambientais inerentes às preocupações dos jovens encontra respaldo no processo das Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente.
Inserida no Programa Vamos Cuidar do Brasil, uma proposta do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental - MEC/MMA, as Conferências mobilizaram, desde 2003, cerca de 20 mil escolas e 9 milhões de pessoas em todos os estados do país.

Orientados pelo princípio "jovem educa jovem" do Programa Vamos Cuidar do Brasil, grupos juvenis de diversos segmentos tornaram-se importantes parceiros estaduais para a mobilização, sensibilização e realização das conferências nas escolas e comunidades.

O I e o II Encontro Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente, realizados em 2003 e 2005, tiveram como frutos a criação da REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e o lançamento do Programa Juventude e Meio Ambiente. O Programa busca formação conceitual destes jovens trazendo a identidade de Coletivos Jovens de Meio Ambiente.

O que são Coletivos Jovens de Meio Ambiente? São grupos informais de jovens sensibilizados com as questões socioambientais, participantes ou não de movimentos e organizações envolvidas com essa temática. Existentes em todos os estados e articulados nacionalmente, os Coletivos Jovens são parceiros do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental – MEC/MMA.

Participarão do Encontro em Paranapiacaba às cidades de: São Paulo (Capital), Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Itu, Limeira, São Vicente, Itanhaém, Pilar do Sul, Piracicaba, Sorocaba, Peruíbe, Cananéia, Guarujá, Assis e Itariri.

Portal Flecha de Luz – Conhecimento e Prática dos Anticorpos de Gaia

http://www.flechadeluz.org
Portal da REJUMA – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade
http://www.rejuma.org.br

TODOS JUNTOS SOMOS FORTES!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Ecobservatório by João Malavolta is licensed under a Creative Commons.