sexta-feira, 11 de abril de 2008

V Encontro de Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Salas verdes e MES do estado de São Paulo

Ecoinforme

O quarto encontro dos Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Salas Verdes, Municípios Educadores Sustentáveis e outras estruturas educadoras do estado de São Paulo ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Centro de Convenções da UNICAMP.

Os Temas abordados no Encotro estão sendo definidos nas listas de discussão destas estruturas e serão trabalhados em Rodas de Partilha.
Inscreva-se:

Formulário de Inscriçã ( http://coeduca.org.br/4encontro/inscricao )

4º Encontro? E os anteriores?
Saiba um pouco sobre os encontros anteriores

O Encontro inicial do trabalho em rede dos Coletivos de São Paulo, aconteceu em Vinhedo, ainda no ano de 2005, onde alguns educadores se reuniram na perspectiva de auxiliarem-se mutuamente nas propostas de construção e encaminhamento de seus projetos ao FNMA - Fundo Nacional de Meio ambiente - eram os primeiros passos e articulações entre os grupos do estado.

Já em maio de 2007, após um período de caminhada de vários grupos, realizamos o nosso I Encontro entre os Coletivos Educadores do estado de São Paulo oriundos do edital FNMA 05/2005 e dos Coletivos oriundos da Chamada Pública MMA 001/2006. Este Encontro aconteceu na UNICAMP/Campinas em 05 de maio de 2007 - Estivemos reunidos num sábado o dia todo, onde tivemos a oportunidade de compartilhar as experiências de alguns Coletivos com uma trajetória mais antiga com novos Coletivos que iniciavam a construção de seus Projeto Político Pedagógicos em diálogo com o ProFEA - Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA.

O II Encontro dos Coletivos Educadores, aconteceu junto do III encontro Estadual organizado pela REPEA - Rede Paulista de EA - III EEEASP, em São José do Rio Preto, em julho de 2007, onde tivemos uma Programação que antecedeu o Encontro Estadual e que deu mais um passo na aproximação e troca entre os trabalhos dos grupos. - na oportunidade fizemos o lançamento da primeira edição do Boletim FRACTAIS - COLECIONA SP - que trouxe informações e possibilitou um rico espaço de comunicação entre os grupos.

O III Encontro já demonstrou a força e crescimento dos trabalhos, agregando as Salas Verdes, que tiveram uma presença maciça, bem como os vários Coletivos Educadores do estado - tivemos uma Programação intensa de dois dias - com um SARAU organizado pelos Coletivos - contamos com a presença de um número aproximado de 200 pessoas integrantes dos vários grupos, vindos de diferentes regiões do estado, resultando em momentos muito ricos de integração e formação dos presentes.

E agora, caminhamos para nosso IV Encontro dos Coletivos Educadores, Salas Verdes, Coletivos Jovens e demais parceiros, em resposta ao encaminhamento tirado entre os próprios grupos que estiveram presentes em São Paulo/USP no III Encontro, esperando que seja mais um grande passo no fortalecimento dos processos de formação em educação ambiental do estado de São Paulo e no qual teremos o lançamento da segunda edição do Boletim FRACTAIS - COLECIONA SP.
Semíramis Biasoli - enraizadora do DEA/MMA -
semiramis.biasoli@mma.gov.br

Programação
Dia 24 de Abril, Quinta-feira
14:00 - Abertura
14:30 - Falas de participantes sobre as estruturas educadoras: Coletivos Educadores, Coletivos Jovens de Meio Ambiente, Salas Verdes, Municipio Educador Sustentável.

*No dia 24 também estará ocorrendo o II Seminário de Educação Socioambiental da UNICAMP, com programção prevista no perído da manhã(8:30 as 12 horas) e noite(19:30 as 22:30 em Limeira).

Dia 25 de Abril, Sexta-feira
8:30 - Constituição de grupos para trabalhar em rodas de partilha
12:00 - intervalo para almoço
14:00 - Constituição de grupos para trabalhar em rodas de partilha
17:30 - Encerramento do Dia
Dia 26 de Abril, Sábado
8:30 - Constituição de grupos para trabalhar em rodas de partilha
12:00 - intervalo para almoço
14:00 - Constituição de grupos para trabalhar em rodas de partilha
17:30 - Encerramento do Encontro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Creative Commons License
Ecobservatório by João Malavolta is licensed under a Creative Commons.